Especialidades Clínicas

  • Psiquiatria
  • Psicologia
  • Fonoaudiologia
  • Fisioterapia
  • Nutrição
  • Terapia de Família e Casal

Instituto Rocha Brasil desenvolve projetos nas áreas de psicologia e saúde mental. Suas ações baseiam-se no novo paradigma da ciência: a visão sistêmica - conceito que contempla a construção de um trabalho integrado entre as diversas áreas do conhecimento e que enfatiza as relações e o contexto no qual o indivíduo está inserido. Trata-se de um foco global do ser humano, considerando os aspectos biopsicossociais e espirituais que fazem parte de sua vida. A prática da psicologia torna-se eficiente, gerando surpreendentes resultados. Para tanto, o seu trabalho percorre três importantes caminhos:

Prevenção - Este caminho engloba diversos públicos com realidades bem peculiares: empresas, instituições educacionais, condomínios residenciais, clubes sociais e comunidades de bairro. A equipe interdisciplinar implanta programas de prevenção relacionados a saúde e bem estar; dependência de álcool e outras drogas psicoativas, tabagismo, outras compulsões, peso e saúde, estresse e estresse pós – traumático, saúde audiológica e vocal, dentre outros. Este trabalho envolve palestras, campanhas, workshops e atividades lúdicas, esportivas, culturais e interativas.
 
Tratamento - Crianças, adolescentes e adultos poderão ser atendidos no Instituto ou "in loco" (na própria empresa, ou na organização solicitante) com terapia individual, em grupo, familiar ou de casal. O primeiro passo é uma avaliação psicológica e/ou médica criteriosa para os casos relacionados às atividades do Instituto. O tratamento percorre um caminho com trajetos bem definidos: intervenção orientada; terapia ocupacional; psicodiagnóstico e psicoterapia infantil; entrevista motivacional; grupos de tratamentos específicos (tabagismo, stress pós-trauma, transtornos alimentares , dependência química e outras compulsões, prevenção da recaída, filhos de dependentes de drogas e co-dependentes); acompanhamento psiquiátrico; orientação e/ou terapia familiar e outras importantes atividades. Os tratamentos podem ou não estar associados aos programas de prevenção implantados, por exemplo, “Programa de Prevenção e Tratamento do Tabagismo”.
 
Ensino - Este trabalho é responsável por organizar cursos, palestras, workshops e grupos de estudo sobre:

- Recursos Humanos,

- Saúde,

- Supervisão

- Educação.